31 julho 2006


Mais uma rotina prá me acostumar: o filho chegando na sexta e partindo na segunda-feira. Voltou carequinha (ôi, que foufo), chegou de madrugada e só vi no sábado de manhã e ficamos, eu, marido e fio mais novo em volta dele fazendo mil perguntas. Foi bom e pensei que isso pode ser um refresco no relacionamento, já que passamos uma semana sem brigar. Mas, viu? Faz falta no meio da semana...
- - -

Esfriou demais, o céu está nublado e chove. Tarde com a casa vazia, doce de banana com chocolate, pipocas, chá de gengibre, filme, edredon e soninho no sofá. Perfeito.
- - -

Filmes da semana:
‘Osama’, que conta a estória de uma menina afegã que, para salvar a mãe, a avó e a si mesma durante o domínio do Talebã, tem que se passar por menino. Sem pieguices e direto, é triste demais. É lindo também. As mulheres na rua, cobertas com suas burqas, a trança no vaso, os pés na sandálias, o amigo, detalhes e delicadezas.
‘E Deus criou a mulher’: a Brigitte Bardot é linda demais, o título só poderia ser este mesmo. O filme é mesmo uma ousadia para 1957 e eu amei o final!
‘Fale com ela’. Almodóvar, sempre. Um dos filmes em que ele mistura os sentimentos femininos com os masculinos, inverte papéis e é de uma sensibilidade comovente. Amei, amei, amei.
‘E se eu fosse você’, com o Tony Ramos e a Glória Pires. A velha fórmula da troca de corpos, numa versão nacional e sem-graça, pouco explorada e previsível. Não gostei. Na verdade, teve uma cena que eu morri de rir. Mas uma só. Nhá.
E prá amanhã, tem ‘Cidadão Kane’ que é prá eu dizer que assisti e me achar inteligente. XD
- - -

‘E ainda uma coisa: havia um livro aberto sobre a mesa. Nesse café, ninguém jamais abrira um livro sobre a mesa. Para Tereza, o livro era o sinal de reconhecimento de uma fraternidade secreta. Contra o mundo de grosseria que a cercava, não tinha efetivamente senão um arma: os livros que pedia emprestado na biblioteca municipal; sobretudo os romances: lia-os em quantidade, de Fielding a Thomas Mann. Eles não só lhe ofereciam a possibilidade de uma evasão imaginária, arrancando-a de uma vida que não lhe trazia nenhuma satisfação, mas tinham também para ela um significado como objetos: gostava de passear na rua com um livro debaixo do braço. Eram para ela aquilo que uma elegante bengala era para um dândi do século passado. Eles a distinguiam dos outros.
(...)
Portanto, o homem que acabava de chamá-la era ao mesmo tempo, desconhecido e membro de uma fraternidade secreta. Falava num tom cortês e Tereza sentiu sua alma projetar-se por todas as veias, todos os capilares, todos os poros, para ser percebida por ele.’
A insustentável leveza do ser – Milan Kundera
- - -


‘Como vc é uma gata livreira ou livramenteira, ou no lugar de letrada, livrada (não de todos os pecados amém) ou um livro aberto kkkkkk como se costuma dizer...bachalerada em leituraria ou leiteira (que gosta de ler) Não estou digitando que é para mamar nos livros, estou indicando o site do luciano.bjs...mamy’

Email recebido da minha santa mãezinha, me indicando um site de um escritor. Só tem doudos nessa família :D
- - -

Fotos em P&B, que eu amo.

Ivana, minha diva, de blog reformado!

Ela voltou. Ufa!

Café é um dos meus vícios. Olhe só que graça os desenhos na espuma. Tão difícil achar um café bom, que dirá com esse carinho por cima. Eu roubei de algum blog, mas já faz tempo e eu não me lembro de quem.
O Mercado Imaginário já está funcionando!!! Mais bolsas lindas prá gente ficar sonhando.
- - -

Eu ia postar mais coisas e umas figuras, mas o blogger, blá.

26 julho 2006

A pessoa é low profile. É essa sua definição. Taí: não sou tímida nem acanhada ou retraída. Sou low profile, sim?
An-ham.
- - -

Das coisas do cotidiano (pois isso aqui já está ficando ‘meu querido diário’)
Um tio querido do Marido faleceu. O melhor contador de causos e piadas de todos os tempos. Tristeza.
Aniversário de irmão mais novo: eu e meu irmão-brózão, que é o do meio, enchemos o caneco de cerveja e rimos até.
Voltei a trabalhar.
Doei sangue.
TPM depressiva.
Fiz comida mexicana no sábado.
Levei meu filho pro Paraná. Chorei só um cadinho. Compramos figada no caminho de volta.
Briguei com Marido.
Reformaram minha seção, mas agora tem um vidro espelhado prá modi o chefe observar. A Teletela, batizei a janela e ninguém entendeu, que bom.
Não bastasse a sobrecarga de serviço, me inventaram mais uma. Eu quero sumir.
Fiz Croque Monsieur e não ficou tudibom. Aceito receitas.
Não consigo parar de comer.
Comi uma garrafinha de chocolate com recheio de uísque.
Inventei morangos com açúcar e vinho do Porto com sorvete de creme. É delícia. Mas isso foi no sábado e hoje estou precisada de um novamente.
Não tenho dinheiro.
Sintomas de gripe.
Socorro.
- - -

A Vitrola da BethS está imperdível, assim como a da Bela, que tembém tem receitas!!!! Aliás, tudo que elas escrevem é imperdível, não perca tempo e coloque elas nos seus preferidos, viu?
- - -

É. Pode ser. Mesmo! (Te adoro mesmo, pode ser?)
- - -

‘Contemplava-se, longamente, e o que a contrariava era encontrar em seu rosto alguns traços da mãe. Olhava-se então com mais obstinação e dirigia sua vontade para se abstrair da fisionomia materna: fazer disso uma tábua rasa, e só deixar prevalecer aquilo que era ela mesma. Quando conseguia era um momento embriagador. A alma subia a superfície do corpo, semelhante a uma tripulação que saísse do ventre de um navio, invadindo o tombadilho, agitando os braços, e cantando em direção ao céu..’
A insustentável leveza do ser – Milan Kundera

Eu não sei me expressar e às vezes penso que tenho tanto a dizer, mas relatar não é a mesma coisa que escrever. É por isso que eu leio tanto, é uma necessidade acima de tudo. É porque sempre tem uma alma que lê todas as outras e sabe descrever as imagens que vê, sem piedade nem pudores. É por isso que eu preciso ler. Prá me encontrar.

20 julho 2006

MSN talk roubado do meu fio:
Sua mammy é fofis!
Eduardo diz:
ela é msm =]
Eduardo diz:
adoroela
Eduardo diz:
ela e mor nova...36 anos....faz facul na unesp..mor descolada =]....ahh..ouve mto rock e heavy =]

Vocês percebem que eu só posto as lindezas que meu filhos me dizem. As brigas, as farpas e as palavras duras acontecem muitas vezes mesmo, mas as delicadezas ficam para sempre. É assim que deve ser. É assim que eu quero espero que seja.
- - -

Há falta de espaço aqui em casa e os poucos dando sopa eu tomo conta mesmo. Marido diz que eu pareço ‘mil pecinhas’ do War, vou me apossando de todos os territórios. Espero, pelo menos, conquistar o mundo que até então me é conhecido, ho ho ho.
Por isso, Marido cedeu aos meus apelos e concordou com prateleiras de trilho, altamente recomendadas pela Fal e poderei deixar meus poucos e humildes livros à vista, de modo que eu possa namorá-los todos os dias. Poderei colocar enfeitinhos, bilhetes, fotos, pendurar fios com galinhas d´angola de cerâmica, encher canecas com lápis de cor... Aaahh, minha prateleira de livros. :D
- - -

Mondo blog e as coisas boas que tem por ai:


A Sil voltou com o Colordream!!! Ela é designer, artista plástica, tradutora (seriados e documentários que vc já viu!!!) e ainda tem tempo prá trazer mil novidades e links quentíssimos, com um texto gostoso. Vai lá, anote ai no seu bookmark e não perca ela de vista!!!

E a Dal escreve assim, como quem sonha, mas de olhos abertos para não perder nada dessa vida. Nem as dores.

Lucy sou eu. Com a diferença que ela é nova, escreve deliciosamente e vai morar em Londres, é inteligente, trabalha com Literatura, e...Ah, vai, tudo bem, infelizmente eu não sou a Lucy, mas há tantas semelhanças...

Novela nova e deliciosos resumos, com janelóns imperdíveis da Fal. Todo mundo sabe, né? Mas não tem como deixar de falar.

Ah, e acompanhem (se conseguirem ler no meio de tantas lágrimas de riso) Maria Del Blog, la nueba novela online, totalmente dublada em portunhol, cuja autora Falzita de las Canduengas eu conheço, mas não conto quem é...

E você ainda não viu a Mme Mean? Da Ticcia??? Em que mundo você está, criatura?

Lá lá lá lá lá lá e eu, besta que dói, ganhei receitinhas especiais, tá? Da Zel e da minha Rainha Faby. Eu já fiz os cogumelos, juro, é bom demais da conta. Mas usei somente dois tipos, pois em Bauru City só tem dois tipos, oras. Hmpft.

No limite da razão. Acho que estamos todos, não?

.W aniraM ad iebuor ue iuqa atse e sacilbúp sedadilituni oroda ue

Stuck in sac. Bom demais e a lista de links dela é imperdível. (Leila, que vergonha. Sorry. Corrigido!)

Coisas simples da vida: ver as fotos e as receitas da Fer é algo reconfortante e me deixa feliz, feliz.

E as bolsas da Denize, hein? O que dizer dessas bolsas, meu Deus? E a Denize é linda, fala gostoso, é meiga...nem te conto.
- - -

Assisiti a ‘Machuca’, filme chileno, sobre a amizade de dois meninos, um pobre e outro rico, na época da tomada do governo por Pinochet. É lindo, emocionante e triste. Do jeito que eu gosto. ‘Mira-me, mira-me’, diz um dos meninos no final do filme, preste atenção, e eu quase me debulho em lágrimas.

Também peguei, acredite, eu nunca assisti, Quero ser John Malkovich e Alta Fidelidade. A Liberdade é Azul também, mas esse é um dos filmes que mais amo nessa vida e não me canso de ver. Mas acho que hoje vou ao cinema sozinha, ver Super-Homem. Já falei que adoro ir ao cinema sozinha???
- - -

[Você é cool? Inteligente? Bonito? -> Evite falar comigo, posso te traumatizar com o meu uncoolismo,burrice e feiúra]
Roubado do perfil do orkut da Júlia, que tem 14 anos e é um espanto de menina. ;)
- - -

Acabei de confirmar minha matrícula para o próximo semestre. Teimosa, peguei tudo que podia, mesmo sabendo que não posso com mais nada. Sei que vou me estrepar, mas eu não resisti. Eu não sei o que eu tenho, ou o que eu não tenho. Juízo?
- - -

Vocês, por favor, me indiquem um teclado bom, sensível (que não precisa ser massacrado para funcionar), silencioso, com teclas ‘AltGr’, que não tenha aquele maledeto botão de desligar em baixo do ‘delete’ e que seja barato? Plís.

14 julho 2006

Momentos de férias em casa com muuuuita preguiça

O jardineiro canta: 'Não, eu não te escuto mais. Você não me leva a nada.' Ad infinitum, ad nauseam. Mas acho que a música é só isso mesmo, né?

O vizinho de cima está consertando algo e já cairam no chão umas 254697 coisas. Ele é pai daquele menininho que esparrama suas bolinhas de gude pelo chão.

Uma criança canta num microfone ligado à uma caixa de som, não sei o que é, mas está me enlouquecendo.

O arroz doce está bótemo, puro leite condensado. E canela em pó.

A pia está cheia de louça e eu não vou lavar nada hoje. Nem os cabelos. Não, mas eu vou tomar banho, claro.
Adoro ouvir correrias e gritarias de crianças pelo condomínio, desde que elas não façam reuniões embaixo da minha janela. O dia tá lindo, venta e minha vontade é mesmo descer e empinar pipa.
Fio mais velho dorme até agora, quando acordar eu faço nuggets e batatas fritas saudabilíssimas e comeremos com uma generosa e salutar porção de catchup picante.

Aaaahhhh...férias e lindos brinquedos de papel. Um encanto, uma delícia. Vou acabar com o cartucho colorido da impressora.
Só porque eu acabei de colar o post, o jardineiro mudou de música e a canta com um ânimo invejável.
Notícias flambadas
Foi um ônibus mesmo que eu vi queimar ontem. As chamas eram enormes. O motorista estacionou no ponto final, as pessoas desceram e três entraram, jogaram gasolina do painel e o pobre motorista teve tempo de sair correndo.
São 9:40 da manhã e há helicópteros do Exército sobrevoando insanamente o bairro ao lado. É surreal. Há sirenes.
Minha empregada está sem transporte e eu disse prá ela ficar por lá mesmo. Vou aproveitar e passar o dia todo em casa, de pijamas, rindo nos blogs alheios. E no MSN. Tem alguém de folga ai prá fofocar comigo?
Ah, sim, vou fazer arroz doce.

13 julho 2006

Lígia lépida e faceira desce as escadas de seu prédio deluxe, a bordo de seu jeans 48 justééésimo devido à um final de semana festivo, levando o fio mais velho prá copiar e autenticar documentos e tirar fotas para a matrícula:

- Mãe, você fica tão linda quando está de férias!
- Graçadinho...
- É sério!
- Claro, eu fico à disposição de Vossa Soberania, sirvo de motorista, faço comidas, bolos...
- É sério, mãe!!!! Você sorri mais, sua testa fica lisa e aquela cara de estressada (de buldogue ele quis dizer) some num dia!!! Você fica linda!

Então, vocês vejam bem. Nada de ácido glicólico e azeláico, nem isotretinoína, nem hidroquinona, nem filtro solar. Eu só preciso ficar rica, não ter que trabalhar para ficar assim, bela, lisa e sorridente. Botox é coisa de artista pobre.
Modos que, se eu ficasse pelo menos uns três meses de férias, acho que até mais alta eu ficaria.
- - -

Pronto.
Filho matriculado e já fechamos acordo com o Pensionato da Dona Chica, uma coisa fofa de vó. Lá no quintal deles tem uma jabuticabeira cheia de frutinhas maduras :D
Então fio vai dividir o quarto com outro menino e vai ter casa, comida e roupa lavada e passada, o que me faz ter vontade de morar com Dona Chica, oras.
A cidade é minúscula e as pessoas cumprimentam na rua, tão bacana.
São só duas horas de carro, fácil de chegar.
Deu tudo certo e elezinho está passado de felicidade.
Então porque eu continuo assim, tão murchinha???? :(
- - -

Mas eu tô tranquila porque o Taturana Limbo disse que está tudo sob controle.
Oras, se ele disse é porque está. E eu acredito nele! A Rainha de Copas disse que ele é muito confiável.
Uia.
Ouvimos um estouro e, em seguida, um helicóptero sobrevoa os céus escuros de Bauru City, com um canhão de luz. Magnífico.
(Pensei - é agora que o Batman aparece?)
Meu filho grita: vem ver!
(Pensei – O Batman!!!!!!)
Da janela do meu quarto vemos, no bairro ao lado, as chamas altas de uma casa, um ônibus talvez, não sei.
Aquele fuzuê de sirenes e carros e logo o fogo foi apagado.
E o helicóptero voando. Não acho uma notícia na Internet.
É assustador. Nessas horas, estar em casa com meus filhos e marido é algo reconfortante de tão seguro.
Mesmo porque estamos em Bauru City, né? Longe dessas violências todas da cidade grande...um alívio.
- - -

E eu, que sou besta e deslumbrada, vou fazer fusquinha, tá? Eu conheci ela, ela e ela.
Elas são lindas, elas sorriem e algo acontece. Eu juro. Elas existem e, como diria minha Rainha Soberana, amém nóis tudim.
- - -

Helga é linda de morrer, é doce, é simpática. Ela chegou primeiro e quis tudo prá ela. Por isso eu sou gorda, feia e chata.
;)

10 julho 2006

Meu meninão passou o vestibular.
Vai estudar Biologia em Bandeirantes, Paraná, numa faculdade estadual.
Estou em prantos, numa mistura de alegria com medo, preocupação e felicidade.
Não quero nem pensar no dia que ele sair daqui de mala e cuia.
Tou com o coração trincado, de orgulho e de saudades desde já, eu, que sempre quis que ele voasse atrás de seus sonhos.
Então você vai, menino.
Te amo.

04 julho 2006

Knock-out
A maledeta asma de novo. Passei o dia deitada, improdutiva, nem ler direito deu. Por produção eu entendo fazer qualquer coisa que não seja ficar esticada na cama dormindo e acordando e levantando prá ir ao banheiro. E gritando com os meninos que, de férias, ficam se engalfinhando na sala ao lado por qualquer motivo. E inalações.
Férias.
Amanhã eu seriamente me explico com meu diretor e peço arrego. Jogo a toalha.
E, definitivamente, parei de fazer planos a longo prazo. Eu que me vire com os trabalhos de final do semestre na faculdade.
Eu preciso, prá manter minha sanidade mental num nível razoável e meu estômago saudável, sair de férias. Não precisam ser férias, como a gente costuma sonhar. Eu só preciso não ir ao trabalho por 15 dias.
É isso.
- - -

E estou relendo ‘A insustentável leveza do ser’ do Milan Kundera, assim, completamente entregue. Com menos preguiça e de férias \o/, copiarei uns trechos aqui!
- - -

A Claudia Letti perguntou:

10 coisas que eu tenho que fazer.

1- Emagrecer 15 kg
2- Desenhar mais
3-Aprender a mexer no fotoxópi
4-Terminar minha manta de crochê
5-Ler mais, mais, mais
6-Organizar minha casa (né, Dal?)
7-Estudar História da Arte
8-Tirar o último dente do siso
9-Ser uma criatura mais social
10- Parar de fazer listas com coisas quase impossíveis de serem feitas, como esta que acabei de escrever.

E você??
- - -

Extraordinary Confessions from Ordinary Lives
O livro do Postsecret.
Eu quero.

02 julho 2006

Cansaço. Cansaço. Mas quando é que eu não estou reclamando de canseiras? São as noites mal dormidas, o nariz entupido, roncos maritais e agora, filiais também. E as pessoas, as pessoas cansam, não? Mas não tenho mais pesadelos, ufa.
Estou precisando desesperadamente de férias, mas só tenho 15 dias, modos que tenho que ‘guardar’ pro semestre que vem, faculdade, e eu sei que se não tiver esses dias livres no final do semestre eu vou acabar por desistir de várias matérias. De novo.
- - -

O dia está nublado, chuvoso, está esfriando mais e eu amo, amo, amo frio.
Chás fumegantes, comida altamente calórica, banhos pelando. Os casacos, os cachecóis, sapatos fechados. Adoro ver gente de gorro pelas ruas.
E o fato de não transpirar, não ficar desmantelada faz bem à minha auto-estima, nem te conto como! Porque, no verão, eu saio do escritório como quem sai da academia depois de uma aula de Body Combat.
- - -

Tenho saudades dos treinos de Taekwondo, estaria bem melhor se pudesse chutar muito um alvo e ter bolhas nos pés, acredite. Uma amiga vai trancar a matrícula na faculdade prá poder ir a academia, pois chega uma hora que cuidar da cabeça é cuidar do corpo. A faculdade acaba por virar um fardo a mais. É triste isso.
- - -

Ah, então, né? Os jogadores não se mexiam e deu no que deu. Mas, nhá, se eles tivessem jogado bem e tals seria muito triste. Mas nem isso. Agora eu torço por Portugal.
- - -

Capuccino
400 g de leite integral em pó
200 g de chocolate em pó
200 g de açúcar (talvez menos)
50 g de café solúvel (moído no liquidificador)
1 colher (sopa) bem cheia de bicarbonato de sódio.

Misture bem, guarde em latas. Rende muito, dê um pouquinho prá sua mãe, leve no serviço, presenteie a vizinha. Todo mundo vai gostar.
É só misturar na água quente e eu uso três colheres de sopa por caneca. Vai do seu gosto.

Essa é a receita que eu mais gostei. Você pode usar achocolatado, mas use o dobro e diminua o açúcar. Passe o café solúvel no liquidificador, para virar pó. É um saco, mas fica melhor, sem os grãozinhos.
Pode-se colocar um pouco de canela em pó, uma colher de sopa, talvez.
O bicarbonato serve prá dar uma espuminha cremosa.

E eu gostaria de saber se o bicarbonato de sódio tem alguma propriedade semelhante a do mercúrio líquido, que se junta em bolinhas mesmo depois de separadinho. Eu misturava, misturava e lá estavam os gruminhos se formando. Coisa mais chata.


Bolo de iogurte
1 copo de iogurte
2 copos de farinha de trigo
2 copos de açúcar
½ copo de óleo (ou de margarina derretida, que é melhor)
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

É só bater tudo no liquidificador ou na batedeira e assar em assadeira untada e enfarinhada, em forno médio, pré-aquecido, por uns 45 min. Use o copo de iogurte como medida.

Veja só: eu só faço essa receita de bolo e cada vez invento uma moda. Hoje coloquei uma xícara de chocolate em pó e mais uma colher de bicarbonato, prá deixar o bolo beeeem pretinho. Perfeito. Joguei uma caldinha feita de achocolatado, leite e margarina por cima.

Você pode bater com uma banana e canela, pode colocar maçã ralada, uvas passas, usar iogurte de sabor, ou trocar o iogurte por leite ou suco.
- - -

Agora, me aguardem: marido comprou para mim, com a condição de fazer uma receita por semana. Feliz demais.


- - -

Link absolutamente imperdível, descoberto por minha ídala Beth. As ilustrações do botânico alemão Martius, à vontade, na internet.
A vida é boa.